DAGBÁ APRENDIZAGENS | SABERES EM TRANSFORMAÇÃO
Sessões
APRESENTAÇÃO
IDEALIZADORA
PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA
EIXO DE ATUAÇÃO
ABORDAGEM

APRESENTAÇÃO
A história da Dagbá começa com três assistentes sociais atuantes no campo da educação e da sociedade civil organizada que reconhecem o poder pedagógico das práticas sociais! A palavra Dagbá é de origem iorubá e significa “crescer, crescimento”. E foi com base na compreensão do conhecimento como caminho para a transformação e crescimento pessoal e coletivo, que emergiu a proposta da Dagbá Consultoria em 2017.
Em 2021, a partir de reflexões sobre os desafios dos tempos atuais, a proposta transformou-se em Dagbá Aprendizagens. Como uma marca e projeto que estimula o encontro de saberes individuais e coletivos, as diversas sistematizações de conhecimentos tendo como chão do saber a complexidade da vida. A Dagbá Aprendizagens é espaço para os movimentos dos pensamentos, corpos e palavras para uma prática social transformadora!
Propósito: Apoiar de forma político-pedagógica pessoas e grupos em seus processos de autoformação e crescimento de forma personalizada e significativa.
Visão: Ser reconhecida pela valorização do potencial local/individual e dos valores de justiça social no processo de autoformação seja no âmbito individual, grupal ou comunitário.
Valores: Respeito; Escuta & Diálogo; Valorização da Diversidade de Saberes e Experiências; Afrocentricidade; Transdisciplinaridade.
IDEALIZADORA
Head: Vanessa Barboza
Formação: Bacharel em Serviço Social (UFPE), Especialista em Gestão da Política de Assistência Social (UNICAP), Mestra em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ), Doutoranda em Ciências da Religião (UMESP).
Capacitação Técnica:
Possui experiências acadêmicas em pesquisa científica e extensão universitária onde desenvolveu atividades no campo de gênero, educação, movimentos sociais e democracia, relações étnico-raciais e juventudes. Experiência profissional no campo de gestão da assistência social (CRAS – Centro de Referência da Assistência Social) no campo da educação formal na docência em Serviço Social (UPE) e não formal prestando formação político-pedagógica para organizações não-governamentais nos temas de direitos sociais, participação política, avaliação e monitoramento de políticas pública. É Co-fundadora do grupo feminista Coletivo Vozes Marias e ativsita de direitos humanos no Movimento Negro Evangélico, coordenadora executiva da Rede de Mulheres Negras Evangélicas e membro fundadora da Dagbá.
A Origem
Em 2017, três assistentes sociais Vanessa Barboza, Tábata Pedrosa e Silvana Nascimento, atuantes no campo da educação no ensino superior, identificaram a necessidade de espaços de orientação pedagógica para estudantes da modalidade Ensino a Distância. O background destas profissionais incluía experiências de pesquisa acadêmica sobre movimentos sociais, relações de gênero e raça e assistência social na saúde, tornando o capital social e humano das três uma potência que fortaleceria mais profissionais em formação para além do campo do ensino.
Assim, as demandas sobre apoio pedagógico, orientações sobre habilidades e competências do universo acadêmico como preenchimento do currículo lattes, normas da ABNT, metodologia de elaboração de trabalhos acadêmicos entre outros se configuraram como um nicho de atuação naquele momento. Além dessas demandas, muitos estudantes demonstravam interesse em aprofundar temáticas em estudos em pequenos grupos e orientações personalizadas à trajetória pessoal de cada profissional em formação. Muitas delas eram profissionais adultos com anos de experiências em outras áreas das humanidades e que buscavam, inclusive, relacionar os saberes acumulados ao longo da carreira ao novo saber em aquisição no curso de Serviço Social.
Por isso, a iniciativa de oferecer serviços de consultoria acadêmica e apoio pedagógico a estudantes da área de humanidades foi o primeiro ponto de partida das profissionais que batizaram o projeto de Dagbá, em referência aos valores africanos de apoio mútuo e fortalecimento comunitário para o crescimento coletivo. De lá pra cá, entre mudanças e avanços nas carreiras das profissionais, a iniciativa ganha novas formas sob a condução de Vanessa Barboza.
PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA
A Dagbá assenta sua proposta político pedagógica numa perspectiva paulofreiriana, na valorização da autoformação profissional e na transdisciplinaridade do conhecimento.
Nossa metodologia compreende o conhecimento como mútuo e dialético e, pode agregar valores que refletem o crescimento profissional e nas relações sociais. Diante disso, nossa proposta de trabalho se organiza em torno de metodologia diferenciada: A valorização da experiência profissional e do conhecimento vivencial de cada participante de nossas formações como matéria-prima para a busca de soluções e inovação das práticas cotidianas.
EIXOS DE ATUAÇÃO
Formação e Práticas Pedagógicas Participativas:
Estímulo ao pensamento crítico; Diálogo como método de resolução de conflitos e barreiras interpessoais; Participação como meio de engajamento institucional;
Direitos Humanos e Cidadania:
Direitos Humanos; Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes; Direitos Humanos para Educadores Gênero e Diversidades e Relações Étnico-Raciais; Assistência Social e Trabalho Social com Famílias.
Pesquisa Social:
Elaboração de diagnóstico social e institucional com perspectiva interseccional; Pesquisa qualitativa com entrevistas, autobiografia e questionários.
ABORDAGEM
Socioeducativa: Rodas de diálogos; Workshops; Oficinas; Minicursos; Palestras; Atendimento em pequenos grupos, visando propiciar um processo político pedagógico de valorização das experiências dos (das) participantes;
Assessoria e Consultoria Social: Diagnósticos, Sistematização de Bibliografias, Facilitação e Mediação.
